domingo, 15 de novembro de 2009

Ana Perfeito









IDENTIFICAÇÃO:

NOME: Ana Perfeito
DATA DE NASCIMENTO: 30/04/1982
B.I.: 12173264
CAP nº EDF 451859/2007, válido até
24/04/2012
E-mail: anaperfeito@sapo.pt

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS:

Completou o 3º Ano (Bacharelato) do Curso de Teatro (Interpretação) na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, no Porto, no ano lectivo 2002/2003.
Concluiu a Licenciatura em Estudos Teatrais, no ano lectivo 2003/2004, na mesma instituição.

Durante a frequência do curso trabalhou com Claire Bynion, Alan Richardson, Denis Bernard, Jen Heyes, Nikolaus Hoz, Mariana Rocha, José Topa, António Durães, António Fonseca, Inês Vicente, Pedro Barbosa, Julio Castronuovo, João Ricardo, entre outros.


Recebeu o Prémio Engenheiro António de Almeida, em 2005, por ter sido considerada a aluna com melhor classificação durante a frequência do seu curso na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo.

HABILITAÇÕES ARTÍSTICAS:

 Figurante na telenovela "A Lenda da Garça", pela agência Valente Produções em 1999.

 Actriz na peça "Auto dos Anfitriões" de Luiz Vaz de Camões, pelo Grupo de Teatro Garcia de Orta, encenado por António M. Rodrigues, no ano lectivo 1999/2000, com apresentações na Escola Secundária Garcia de Orta e no Rivoli Teatro Municipal em Maio de 2000 (integrado no programa Pontes para o Futuro).

 Actriz no projecto "M3, Aime ao Cubo", pelo Teatro do Renascimento, entre Setembro de 2000 e Janeiro de 2001, apresentado na Sala Estrela 60, em Lisboa, e na Sala Estúdio Latino, no Porto.

 Actriz na peça "No Dia em que a C+S Fechou", de Marcantónio Del-Carlo, no Teatro Nacional de S. João, entre Janeiro e Abril de 2001.

 Assistente de encenação na peça "Exercícios Sobre Hamlet", baseada na obra "Hamlet", de William Shakespeare, pelo Grupo de Teatro Garcia de Orta, em Abril e Maio de 2001.

 Participou na Plataforma de Improvisação no Festival da Fábrica (Fábrica de Movimentos) na área da dança contemporânea, orientada pela coreógrafa e bailarina Lídia Martinez. Decorreu de 15 e 19 de Junho de 2001 e teve apresentação no Café Concerto da ESMAE. A direcção artística esteve a cargo de Alberto Magno.

 Escreveu, produziu, foi assistente de encenação e actriz na peça de teatro físico "A Fé dos Corpos", pela Associação Eclipse Arte, entre Agosto e Setembro de 2001, com apresentações entre 8 e 16 de Setembro, na Sala Estúdio Latino (Porto).
 Figurante na peça "Depois do Paraíso", de Israel Horovitz, pelo Teatro Plástico, encenada por Francisco Alves, em Dezembro de 2001, numa embarcação em Massarelos.

 Actriz e manipuladora nos “Contadores de Histórias” – Grupo de Intervenção Cultural (Teatro Infantil e de Fantoches, sedeado na Foz do Douro), desde Setembro de 2002.

 Intérprete no filme de animação "Reflexos", realizado por Fernando Saraiva (Anilupa), inserido no programa "Capicua 2002" do Rivoli, em Outubro e Novembro de 2002.

 Encenadora e actriz do texto “Madalena”, a partir do livro “Os Bichos”, de Miguel Torga, com apresentação no Café Concerto da ESMAE, em 17 de Fevereiro do 2003, inserido no evento “Noites da Lua”.

 Foi uma das encenadoras e intérpretes da peça “Menina do Mar”, levada a cena no Auditório do IPJ de Aveiro, na Biblioteca Nacional Almeida Garrett, no Porto e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, no Porto, em Março de 2003.

 Orientou um workshop de Teatro no III Trebilhadouro – Festival de Artes e Culturas Tradicionais, em Julho de 2003.

 Actriz no espectáculo de Café-Teatro: “Meu Amigo dos Aviadores”, de Fernando Ary, pela Companhia de Teatro Itinerante “Os Últimos”, no Restaurante Mon Ami, em Vila Nova de Gaia, de Setembro a Novembro de 2003.

 Monitora de Teatro (ATL) em Escolas Primárias de Oliveira do Douro, para crianças entre os 6 e os 10 anos, entre Outubro de 2003 e Julho de 2004.

 Actriz no espectáculo itinerante “Quem nos Trata da Saúde?”, pela Companhia de Teatro Itinerante “Os Últimos”, em 2003.


 Actriz no espectáculo de Teatro para a Infância “Uma Alice no Parque das Maravilhas”, pel’ “Os Últimos”, no Parque Biológico de Gaia, em Março de 2004.

 Participação no recital e gravação para CD da obra: “História do Soldado” de F. Ramuz e I. Stravinsky, na E.S.M.A.E., em 2004.

 Participação no concerto Comemorativo dos 30 anos do 25 de Abril, com a obra ‘História do Soldado’ de F. Ramuz e I. Stravinsky no Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli, Porto.

 Orientou um workshop de Teatro para crianças no IV Trebilhadouro – Festival de Artes e Culturas Tradicionais, em Julho de 2004.

 Assistente de Encenação do espectáculo de Teatro Ambulante “O Charlatão”, pela Rasgo – Cooperativa de Teatro, CRL, de Setembro a Novembro de 2004.

 Monitora de Teatro para crianças e jovens. Oficina promovida pela Rasgo – Cooperativa de Teatro, CRL, entre Outubro de 2004 e Janeiro de 2005, em Valadares.

 Actriz no espectáculo teatral infanto-juvenil “As Sombras de Haloween”, no Solar dos Condes de Resende, em Canelas, em Outubro e Novembro de 2004, pela companhia de Teatro Itinerante “Os Últimos”.

 Actriz no espectáculo para a infância “O Baú de Histórias Animadas”, pel’ “Os Últimos”, no Parque Biológico de Gaia, de 27 de Novembro a 18 de Dezembro de 2004.

 Actriz no espectáculo direccionado para Escolas Secundárias: “Gil Vicente e as Suas Coisas”, no Parque Biológico de Gaia, de Fevereiro a Junho de 2005.

 Encenadora do espectáculo para crianças “A Bela e o Macaco”, texto adaptado por si, com apresentações na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, entre 2 de Maio e 15 de Junho de 2005.

 Frequentou o estágio “Escola Tchékhov”, pelo TNSJ/TeCA, que envolvia o acompanhamento do processo de trabalho do espectáculo “O Tio Vânia”, participando activamente no mesmo, e a apresentação, em paralelo, no TeCA, das leituras encenadas de “…a tua mão na minha” de Carol Rocamora. O estágio decorreu entre Setembro e Dezembro de 2005.

 Orientou, ao nível da Expressão Teatral, o grupo de Intervenção Cultural Animatus, de Santa Maria da Feira, de Outubro de 2005 a Janeiro de 2006.

 Actriz no espectáculo “Em Busca de uma Cenoura Perdida”, direccionado para crianças dos 3 aos 10 anos, com apresentações no Parque Biológico de Gaia, no mês de Dezembro de 2005.

 Actriz no espectáculo direccionado para Escolas Secundárias: “Gil Vicente e as Suas Coisas” (reposição), na Biblioteca Municipal de Gaia, em Fevereiro de 2006.

 Monitora de Teatro no Clube de Teatro da Escola Secundária de Vilela (Paredes), inserido no Projecto ARTMATRIX e Encontr’artes, promovidos pela Câmara Municipal de Paredes, entre Março e Maio de 2006, culminando com a apresentação do espectáculo “Roberto Zucco”, na Casa da Cultura de Paredes, a 26 de Maio.

 Monitora/encenadora em 2 Associações Culturais de Paredes: Xisto – Associação Juvenil (Aguiar de Sousa) e Associação Clube Jazz de Baltar, desde Junho de 2006, na 1ª Edição do projecto “PT – Paredes com Teatro”, idealizado pela Câmara Municipal de Paredes, que culminou com a apresentação de um espectáculo de cada Associação em Dezembro de 2006, com itinerância pelo concelho de Paredes, até Junho de 2007.
 Actriz no espectáculo “Demonerum 121”, de Ricardo Peixoto, com encenação de William Gavião (também intérprete no espectáculo), pela Companhia Teatral CAIR-TE, com estreia em São Paulo, no Espaço Um do Teatro Satyrus, dias 8 e 9 de Agosto de 2006 e no Rio de Janeiro, no Teatro Ziembinski, de 25 de Agosto a 3 de Setembro. O espectáculo estreou em Portugal em Novembro de 2006, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

 Actriz (desde 2006) em apresentações com periodicidade mensal das Dramatizações Lidas, inseridas no Projecto “Salve a Língua de Camões” – Leituras Dramatizadas, a partir de textos de dramaturgos novos e consagrados da Literatura para Teatro em Língua Portuguesa, concebido e produzido pelo CAIR-TE/Teatro Reactor, com o apoio da C. M. de Matosinhos. As Dramatizações têm apresentação integral no Museu da Quinta de Santiago (Leça da Palmeira) ou no Palacete de Trevões (Antiga Biblioteca de Matosinhos) e, esporadicamente, excerto prévio na FNAC do Norteshopping.

 Monitora/encenadora no grupo de Teatro da Associação Adaterra, de Carvalhosa, Paços de Ferreira, de Outubro de 2006 a Maio de 2007, que culminou com a apresentação ao público do espectáculo “As Graças e Desgraças na Corte D’el Rei Tadinho”, adaptação dramatúrgica do autor português Fernando Rocha, a partir do texto de Alice Vieira, com Encenação de Ana Perfeito e Patrícia Esteves.

 Professora da disciplina de Expressão Dramática, na EB1/JI da Amorosa (Leça da Palmeira), inserida nas Actividades de Enriquecimento Curricular dos alunos do 1º Ciclo, no ano lectivo 2006/2007.

 Monitora/encenadora em 2 Associações Culturais de Paredes: “Trupeça” – Grupo de Teatro (Rebordosa) e Associação Clube Jazz de Baltar, desde Abril de 2007, na 2ª Edição do Projecto “PT – Paredes com Teatro”, idealizado pela Câmara Municipal de Paredes, que culminou com a estreia de um espectáculo em Novembro de 2007 (“Trupeça” – Grupo de Teatro) e Janeiro de 2008 (Associação Clube Jazz de Baltar), com itinerância pelo concelho de Paredes, até Maio de 2008.

 Formadora de Teatro e Encenadora nas “Oficinas de Teatro Ruy de Carvalho”, impulsionadas pela Associação Clube Jazz de Baltar, direccionadas para 2 faixas etárias: Crianças (Oficina 1) e Adolescentes (Oficina 2), em 2007 e 2008.


 Colaboradora na Associação “Bambolinas e Trambolhos” (ex- “Contadores de Histórias”), companhia de Teatro vocacionada para o Teatro de Fantoches, da Foz do Douro, com actividade iniciada em Março de 2007.

 Actriz no espectáculo “Sozinha num Palco”, de Mário Lúcio Sousa, com encenação de William Gavião, pelo CAIR-TE/Teatro Reactor, estreado no MINDELACT 2007 – Festival Internacional de Teatro, em Mindelo, Cabo Verde, no dia 13 de Setembro de 2007. O espectáculo foi apresentado ao público de 26 a 30 de Setembro, na Galeria Nave dos Paços do Concelho de Matosinhos.

 Actriz no espectáculo “Demonerum 121”, de Ricardo Peixoto, com encenação de William Gavião pela Companhia Teatral CAIR-TE, reposto no MINDELACT 2007 – Festival Internacional de Teatro, em Mindelo, Cabo Verde, no dia 16 de Setembro de 2007.

 Representante da Região Norte e Centro da Empresa “Casa das Maravilhas” (Organização de Festas e Eventos), sedeada em Lisboa, desde Dezembro de 2007.

 Monitora de Teatro/Encenadora na O2 – Oficina de Teatro para Jovens de Baltar (Paredes), inserida no Projecto ARTMATRIX e Encontr’artes, promovidos pela Câmara Municipal de Paredes, entre Janeiro e Maio de 2008, que culminou com a apresentação do espectáculo “E Depois do Eclipse”, na Casa da Cultura de Paredes, a 8 de Junho de 2008.

 Actriz no espectáculo “Mas afinal quem és tu, ó Dona Maria da Fonte?”, opereta trágico-cómica com encenação de Fernando Gomes, pelo Centro Dramático de Viana, com apresentações ao público de 11 a 26 de Abril de 2008, no Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo), com subsequente digressão pelo país.

 Actriz na reposição do espectáculo “Gira Pró Inferno”, a partir do "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, uma dramaturgia e encenação de Castro Guedes, pelo Centro Dramático de Viana, desde Agosto de 2008.

 Actriz na reposição espectáculo “Com Pêlo do Mesmo Gato”, encenação e dramaturgia de Castro Guedes, pelo Centro Dramático de Viana, desde Setembro de 2008.

 Monitora/encenadora em 2 Associações Culturais de Paredes: “Trupeça” – Grupo de Teatro (Rebordosa) e Associação Clube Jazz de Baltar, na 3ª Edição do Projecto “PT – Paredes com Teatro”, e na O2 – Oficina de Teatro para Jovens da Associação Clube Jazz de Baltar, na 1ª Edição do “PT Júnior”, projectos idealizados pela Câmara Municipal de Paredes, de Setembro de 2008 a Julho de 2009.

 Actriz no espectáculo para crianças e adultos “A Anja Azul”, a partir do conto "A Anja de Hálito Azul" de Nuno Higino, com encenação de Elisabete Pinto, pelo Centro Dramático de Viana, de 10 a 20 de Novembro de 2008.

 Apoio artístico à Fundação Maestro José Pedro na preparação da revista "Viana na Roda do Tempo", no final de 2008.

 Monitora no Curso de Iniciação Teatral na Sociedade de Instrução e Recreio de Âncora-Lage, no âmbito de protocolo entre o Centro Dramático de Viana e a Câmara Municipal de Caminha, de Janeiro a Março de 2009.

 Actriz no espectáculo “Histórias Para Serem Contadas”, de Oswaldo Dragún, com encenação de Castro Guedes, pelo Centro Dramático de Viana, de 6 de Março a 3 de Abril de 2009, com consequente digressão pelo país.

 Participação no Dia Mundial da Poesia (21 de Março de 2009) em colaboração com a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

 Actriz na comédia musical “Rosa Enjeitada”, de e com Fernando Gomes, pelo Centro Dramático de Viana, de 16 de Maio a 6 de Junho de 2009.

 Apoio à criação de Animação teatral da Feira Medieval de Caminha, em Julho de 2009.

 Monitora/encenadora em 2 Associações Culturais de Paredes: “Trupeça” – Grupo de Teatro (Rebordosa) e Associação Clube Jazz de Baltar, na 4ª Edição do Projecto “PT – Paredes com Teatro”, desde Setembro de 2009.

 Actriz no espectáculo “Taras Mínimas”, de Gustavo Pernas Cora, com encenação de Castro Guedes, pelo Centro Dramático de Viana, estreado a 16 de Outubro de 2009.





 WORKSHOPS:

 Physical Theatre, com Sarah Turton, entre Outubro de 2000 e Janeiro de 2001.
 Caracterização, com Aurora Gaia, em Março de 2001.
 Clown, com Alan Richardson, em Março de 2001.
 Danças Barrocas, com Catarina Silva, entre Dezembro e Fevereiro de 2002.
 Interpretação, com João Mota, em Janeiro e Fevereiro de 2002.
 Novo Circo, com Nikolaus Hoz, em Outubro de 2002.
 Oficina para actores: "À Volta da Voz", com Bernard Massuir, de 28 de Outubro a 1 de Novembro de 2002, no Fórum Cultural de Ermesinde (MIT 2002).
 Mimo e Pantomima, com Julio Castronuovo, em Janeiro de 2003.
 Teatro Burlesco, com Denis Bernard, de Setembro a Dezembro de 2003.
 Dramaturgia do corpo, com Cláudia Marisa Oliveira, de Setembro a Dezembro de 2003.
 Técnica de Alexander, com Iona McIye, de Setembro de 2003 a Maio de 2004.
 Construção de personagem, com Polina Klimensvkaia, em Janeiro de 2004.
 Direcção de actores, com João Ricardo, em Abril de 2004.
 Curso de Língua Gestual Portuguesa (Nível 1 – 2005/2006 e Nível 2 – 2006/2007), na Associação de Surdos do Porto, tendo um projecto/monografia de sua autoria, de criação de Teatro em Língua Gestual, com e para Surdos.



FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

 Concluiu com aproveitamento, em 30 de Março de 2007, o curso de Formação Profissional FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE FORMADORES, que decorreu de 19/01/2007 a 30/03/2007, no CENATEX – Formação e Serviços, Lda., no Porto, com a duração total de 110 horas, tendo obtido a classificação final de Bom, numa escala de Muito Insuficiente a Muito Bom.

Sem comentários: